Representantes das comissões da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS) apresentaram, na quinta-feira (11), aos conselheiros nacionais a proposta para o documento orientador da 1ª CNVS. A apresentação foi feita durante a 293ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e os conselheiros terão até o dia 22 de maio para apresentarem sugestões para a construção do documento.
O documento orientador deverá ser aprovado na próxima reunião ordinária do colegiado, prevista para os dias 8 e 9 de junho. Ele terá como eixo as deliberações do CNS e será estruturado em cinco partes, sendo um eixo transversal, que discutirá a conjuntura atual e os desafios que estão colocados para fazer com que ações de vigilância tenham mais impacto em beneficio da saúde da população.
Na reunião, também foram apresentados os trabalhos realizados pelas comissões de Mobilização e Comunicação, Organizadora e Comitê Executivo e Formulação e Relatoria. Além disso, foi aprovada a resolução que regulamenta a realização de conferências livres sobre o tema.
“O objetivo das conferências livres é ampliar a participação popular no processo de construção da conferência nacional. Portanto, é um grande avanço essa regulamentação, que permitirá qualificar os debates e escolher representantes dessas conferências livres para estarem na conferencia nacional como convidados”, avalia o coordenador adjunto da 1ª CNVS, conselheiro Fernando Pigatto.
A 1ª CNVS será realizada pelo Conselho Nacional de Saúde, entre os dias 21 e 24 de novembro, em Brasília. O tema central da conferência nacional é “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”. A conferência será precedida por etapas municipais e macrorregionais, de 22 de junho a 31 de agosto, e etapas estaduais, de 1º de setembro a 21 de outubro.
Viviane Claudino
Assessoria CNS