O Conselho Nacional de Saúde (CNS) iniciará um projeto de educação permanente para a capacitação de conselheiros municipais e representantes de movimentos sociais na área de saúde. A ideia é qualificar 5 mil pessoas para transformá-las em multiplicadoras do conteúdo, em níveis regionais, em defesa do Sistema Único de Saúde.
A iniciativa faz parte do Planejamento Estratégico do CNS, para o período 2016/2019, com base nas diretrizes do Plano Nacional de Saúde (PNS). A metodologia e o conteúdo do curso foram discutidos durante o seminário realizado, nos dias 2 e 3 de fevereiro, com os integrantes da Comissão de Educação Permanente para o Controle Social (CIEPCSS) do Conselho.
O projeto Formação de Formadores e Multiplicadores para o Controle Social será oferecido em parceria com o Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP). A primeira fase inclui a realização de cinco oficinas, em todas as regiões do país, até maio de 2017, para 400 participantes. Após a realização dessa etapa inicial, serão oferecidas 63 oficinas, com dois dias de duração cada. O projeto completo terá duração total de 17 meses.
O curso será dividido em quatro eixos, sendo: Desenvolvimento/Democracia, Sistema Único de Saúde (SUS), Participação e Controle Social, Processo de Multiplicação.
Para a coordenadora da CIEPCSS, Sueli Barrios, é fundamental atualizar as discussões sobre princípios e diretrizes em defesa do SUS e aperfeiçoar a política de educação permanente do controle social, reafirmando o caráter deliberativo dos conselhos de saúde para o fortalecimento do sistema.
“Nosso desafio é enorme. Essa é uma estratégia importante para garantirmos o que já conquistamos e os avanços que precisamos obter no movimento da saúde”, avalia Sueli. “Estamos vivendo um momento bastante frágil, com sérias ameaças para desmonte do Sistema Único de Saúde. É necessário estarmos cada vez mais preparados para fazer esse enfrentamento”.
A próxima reunião da CIEPCSS será nos dias 30 e 31 de maio, para avaliar a primeira etapa e organizar as demais oficinas de capacitação.
Viviane Claudino
Assessoria de Comunicação
A saúde tem que ser preventiva através de boa alimentação saudável e com qualidade ,alimentos industrializados sem danos nocivos p organismo.
Excelente
Excelente iniciativa. Já fui vice presidente de uma ONG, membro de Associação de Moradores e, de alguns conselhos municipais, inclusive da saúde. Neste também atuei como secretária. E por três anos atuei como Ouvidora da saúde. Muito me interessa participar desta capacitação.
COMO FAZER PARA PARTICIPAR DAS OFICINAS, SOU AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE DE CAPITÃO DE CAMPOS NO ESTADO DO PIAUÍ, SOU MEMBRO TITULAR DO CONSEHOO MUNICIPAL DE SAÚDE.
Muito importante aos usuários, tendo os conselheiros capacitados e atuando.
Gostaria de participar do programa de capacitação a ser oferecido. Sou fisioterapeuta e usuária do SUS. Tenho algum conhecimento da evolução das Conferências Nacionais de Saúde, em particular a 8ª CNS e seus desdobramentos (nota máxima em trabalho realizado durante o curso) e a respeito dos problemas atuais e das dificuldades impostas a partir de 2016. Como posso me inscrever?
Maravilhosa a iniciativa de oficinas de capacitação de conselheiros, sou conselheira do CMS Poa, e já tive a oportunidade de realizar um curso pelo CEAP , a equipe é muito boa, adorei a metodologia do Valdeci, inclusive a partir daí , criamos a nossa COmissao de Educação Permanente para o Controle Social. Concordo que os conselheiros precisam cada vez mais de atualização e qualificação, parabéns!
Como devo proceder para fazer parte do conselho nacional de saude moro em Canoas trabalho Grupo Hospitalar Conceiçao em Poa
Quais os requisitos para participar dos cursos?
Apesar da Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo no período de 2009 a 2016 ter feito várias capacitações aos conselheiros. Vindo do CNS é muito boa esta ideia da formação permanente e continuada aos conselheiros de saúde. Haja vista que muitos devido os municípios não valorizarem os conselhos, mantém os conselheiros na maior ignorância. Value! Fico no aguardo para fazer as inscrições.
Quando ocorrerão essas capacitações? Onde serão realizadas? As inscrições serão via web?
Os cursos serão oferecidos pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), por meio dos Conselhos Municipais de Saúde. Orientamos você procurar o seu Conselho para mais informações. Agradecemos o contato. Atenciosamente, Equipe CNS.
Os cursos serão oferecidos pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), por meio dos Conselhos Municipais de Saúde. Orientamos você procurar o seu Conselho para mais informações. Agradecemos o contato. Atenciosamente, Equipe CNS.
Acho de grande necessidade que se faça a capacitação dos conselheiros precisamos de um conselho coeso capaz de fiscalizar os recursos convênios e também ter noção de auditoria e como realizar as denuncias para o tribunal de contas quando identificar irregularidades pois na maioria dos conselheiros não tem capacitações e nem base do papel de um conselheiro
Já procurei o CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE no Munícipio do Rio de Janeiro e eles não sabem nada sobre o assunto.
Como proceder neste caso?
No aguardo de instruções.