O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Santos, esteve presente nesta terça-feira (25) na posse da nova diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Brasília. Na ocasião, o presidente eleito para a gestão dos anos 2017/2018, Michele Caputo Neto, afirmou o compromisso e respeito com o controle social na saúde, além do empenho com o financiamento da saúde pública.
Durante a cerimônia, Ronald Santos agradeceu o empenho dos gestores estaduais de saúde em realizar a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, com a etapa final prevista para ocorrer em agosto desse ano. “Ao longo do ano, o CNS realiza ações para definir as diretrizes para o controle social na saúde. Essas ações se concretizam em espaços como as conferências. Já temos 25 Estados que confirmaram os seus eventos. Queremos os 26 Estados e o Distrito Federal realizando essa importante atividade para a saúde das mulheres”, afirmou.
Para Michele Caputo, o CNS desenvolve um papel fundamental para controle social na saúde. “Tenho o máximo respeito com o controle social. São pessoas comprometidas com a saúde pública brasileira. Faremos o diálogo necessário para contribuirmos com as ações que o CNS realiza”, prometeu.
De acordo com Michele, o financiamento da saúde pública também será prioridade em sua gestão. “Vamos dar especial atenção ao financiamento da saúde por meio dos espaços como a Comissão Intergestores Tripartites (CIT), junto ao Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Nacionais de Saúde”, afirmou.
Mariana Moura
Assessoria CNS