Evento reunirá experiências em epidemiologia, prevenção e controle de doenças no Sistema Único de Saúde
Você que é gestor do SUS ou atua em serviços de saúde em qualquer parte do país tem até a próxima quinta-feira (24) para inscrever experiências bem-sucedidas que contribuíram para a melhoria da assistência prestada à população nos últimos dois anos e, assim, inspirar melhorias em outras unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). As boas práticas precisam ser relacionadas à vigilância em saúde e farão parte da 16ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (16ª Expoepi), que ocorre entre os dias 02 e 06 de dezembro, em Brasília/DF. Os movimentos sociais que desenvolveram ações que contribuíram para o aperfeiçoamento da vigilância em saúde também podem se inscrever. As melhores iniciativas receberão prêmios que variam entre R$ 4 mil e R$ 50 mil.
“Convido a participar você que tem uma boa experiência para contar, para compartilhar. Se você conseguiu prevenir mais doenças, se conseguiu melhorar a análise de dados do seu município, estado ou instituição de saúde ou se você está inovando o controle de vetores, tudo pode ser uma experiência a ser compartilhada”, convocou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.
A mostra competitiva será dividida em três modalidades. A primeira delas é voltada para premiar experiências bem-sucedidas dos serviços de saúde nos estados e municípios que contribuíram para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde. Podem ser relacionadas, por exemplo, ao enfrentamento da mortalidade materna e infantil ou de doenças negligenciadas, como malária e leishmaniose. A segunda modalidade envolverá profissionais de saúde que atuam no SUS e que desenvolveram trabalhos científicos em pós-graduação em prol de ações em vigilância em saúde. A terceira modalidade é voltada a movimentos sociais que desenvolveram ações para vigilância, prevenção e controle de doenças e de agravos de interesse da saúde pública. Serão premiados os três primeiros lugares de cada modalidade.
Para participar com a sua experiência bem-sucedida, leia o edital Nº 10/2019 e faça sua inscrição aqui.
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
Também estão abertas as inscrições para exposição de fotografias que retratem as ações de vigilância em saúde pelo país. As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de novembro para a exposição “Pelas lentes da Vigilância – o SUS que construímos”. A ideia é que você possa ajudar o Ministério da Saúde na curadoria das fotos. As melhores fotografias enviadas serão selecionadas para a exposição na 16ª Expoepi, além de poderem ser publicadas em outros veículos de comunicação.
Para participar, é necessário preencher o Contrato de Cessão de Direitos Autorais e o Termo de Responsabilidade e Autorização de uso de imagem e enviar por meio do formulário. As imagens só serão aceitas com o preenchimento completo do formulário, juntamente com o envio dos termos. Acesse aqui os documentos necessários.
EXPOEPI
A Expoepi é reconhecida como um dos mais importantes eventos de vigilância em saúde do país. O objetivo é divulgar e premiar os profissionais, os movimentos sociais e os serviços de saúde do SUS em todo o país que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos de importância para a saúde pública. O público esperado é de aproximadamente 2.500 participantes.
Fonte: Agência Saúde