A defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e o combate à PEC 55/2016, em tramitação no Senado Federal, foram destaque nos discursos dos parlamentares presentes na 3ª Marcha em Defesa da Saúde, da Democracia e da Seguridade Social. O evento foi organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e reuniu milhares de pessoas nesta quarta-feira (7/12), em Brasília.
Para a deputada federal Angela Albino (PCdoB), a mobilização popular pela garantia de direitos constitucionais é fundamental neste momento. “Não podemos permitir a destruição do que foi consagrado na Constituição de 88. Não vamos aceitar calados a essas medidas que atentam contra o nosso país. O que está em jogo é o que foi consagrado na nossa Constituição”, afirmou.
Já para a senadora Fátima Bezerra (PT), a PEC 55 representa tudo o que pode ser prejudicial às politicas sociais brasileiras. “O Senado não tem moral para votar uma proposta como essa. Estamos vendo a democracia violada, mas não cessaremos. Temos de preservar a Constituição Federal e o que ela tem de mais nobre: os direitos sociais”, disse a senadora.
Viviane Claudino
Assessoria CNS