O Conselho Nacional de Saúde (CNS) comunica a decisão de não realizar atividades presenciais no Fórum Social das Resistências 2022, em Porto Alegre (RS), marcado para ocorrer entre 26 e 30 de janeiro deste ano. A medida visa a segurança sanitária contra a Covid-19 em meio à explosão de novos casos da doença pelo país.
A decisão ocorreu após debate entre a Mesa Diretora do CNS, realizado nesta quarta (12/01), na sede do Conselho, em Brasília. O CNS informa ainda que algumas atividades previstas serão mantidas, porém em modalidade remota.
Os acessos e horários serão divulgados posteriormente. As atividades que não puderem ocorrer virtualmente serão avaliadas caso a caso para que seja definida uma nova data para realização presencial, em momento adequado e seguro.
O Fórum Social das Resistências é um evento que teve sua primeira edição em 2017, em Porto Alegre, inserindo-se dentro dos processos do Fórum Social Mundial (FSM). É um espaço de articulação, divulgação e ampliação de todas as formas de resistências criadas pelos movimentos culturais, ambientais, políticos e sociais no Brasil e na América Latina.
O evento visa identificar pontos de consensos, prioridades coletivas e a construção de uma Agenda Comum de Lutas para o próximo período. As propostas construídas serão apresentadas no FSM 2022, que tem previsão de ser realizada no mês de maio, na Cidade do México.
Brasília, 12 de janeiro de 2022
Conselho Nacional de Saúde
Foto: Freepik