A conselheira nacional de Saúde Myrian Coelho Cunha da Cruz participou nesta quarta (16/02), de forma virtual, da segunda edição do Seminário Internacional de Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde, evento promovido em uma parceria entre a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o Ministério da Saúde.
O seminário teve como objetivos disseminar informações técnico-científicas e promover trocas de experiências, a partir de espaços de discussão e proposição de ações em conjunto com coordenadores estaduais e municipais de alimentação e nutrição, gestoras(es) e profissionais envolvidos no desenvolvimento destas ações nos territórios. O evento também contou com a participação de pesquisadoras(es), estudantes e demais interessados no tema.
Myrian Coelho Cunha da Cruz, que é nutricionista, falou sobre as formas de incorporação da alimentação e nutrição na educação profissional. Para ela, uma das atribuições do controle social é atuar para melhorar nas condições de alimentação e de nutrição da população.
“Quando se fala de educação profissional, a gente fala também de espaços de defesa de interesse de categorias. Está entre nossas atribuições atuar para melhorar as condições de alimentação e nutrição da população”, afirmou.
Diante das inúmeras necessidades atuais, Myrian reforçou que a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 200, coloca que entre as competências do Sistema Único de Saúde (SUS) está o ordenamento da distribuição de recursos da saúde na formação.
“A formação na área da saúde não é algo que seja descolada da saúde. Ela é um atributo da educação, mas que passa e demanda de uma apropriação do setor saúde sobre essa formação”, disse a conselheira.
Além da participação de quarta, Myrian também participou da do seminário na terça (15/02), onde falou a respeito das comissões intersetoriais subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), que têm entre suas finalidades articular políticas e programas de interesses para a saúde pública, subsidiando o plenário do Conselho.
Foto: Pixabay
Ascom/CNS