O médico pediatra, mestre e doutor em saúde pública pela Universidade de São Paulo, Gilson de Cássia Marques de Carvalho, conhecido por ter sido um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS), foi homenageado nesta quinta-feira (13/12) com a Comenda Zilda Arns, oferecida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). Cristina Lopes Carvalho, filha de Gilson, falecido em 2014 em São José dos Campos (SP), recebeu uma placa metálica alusiva ao prêmio, acompanhada de um certificado assinado pelo presidente do CNS, Ronald dos Santos e pelo Ministro da Saúde, Gilberto Occhi. A homenagem foi feita durante a reunião 312ª do CNS, em Brasília.
Gilson de Carvalho, nasceu em Aracaju (SE), destacou-se no cenário nacional pelo debate sobre a implantação e gestão do SUS, defendendo a participação social no controle e na formulação das políticas públicas na área. Foi conselheiro nacional, membro da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin/CNS), secretário municipal de saúde de São José dos Campos, secretário nacional de Assistência à Saúde no Ministério da Saúde, consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conasems) e professor de medicina na Universidade de Taubaté.
A Comenda Zilda Arns tem como objetivo reconhecer e agraciar personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa do direito universal à saúde e ao SUS. Médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns (1934-2010) fundou a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa e foi conselheira nacional de saúde por sucessivos mandatos. Recebeu dezenas de prêmios nacionais e internacionais e também foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz por sua importante atuação em defesa da vida e da saúde pública.
Homenagem do Conselho Nacional de Saúde a Gilson Carvalho
#PraCegoVer – a imagem mostra os membros da mesa diretora do CNS entregando a homenagem à filha de Gilson.
Fonte: Conselho Nacional de Saúde