Nesta quinta-feira (31), das 7h às 18h, na Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP/MT), representantes dos usuários, trabalhadores da saúde e do governo, estarão reunidos para propor diretrizes para a formulação da Política Municipal de Vigilância em Saúde. A 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde (1ª CMVS), que vai reunir cerca de 250 conferencistas segundo a expectativa dos seus organizadores, tem como tema principal ‘Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade’.
Para orientar as discussões, o tema principal foi dividido em quatro subeixos, que traçam um panorama sobre a Vigilância em Saúde nos últimos anos em Cuiabá e como isso impacta a saúde da população. São eles, o lugar da Vigilância em Saúde no SUS; as responsabilidades do Estado e dos Governos; os Saberes, Práticas, Processos de Trabalho e Tecnologias, e a Vigilância em Saúde Participativa e Democrática para o enfrentamento das iniquidades Sociais em Saúde.
“O resultado final desse processo de construção coletiva, além das propostas de abrangência Estadual e Nacional, teremos propostas a nível municipal voltadas para o fortalecimento da Política de Vigilância em Saúde, do SUS e dos Programas e Ações nessa área”, destacou a coordenadora da 1ª CMVS, Rosane Meciano.
Durante a Conferência, tão importante quanto a definição de propostas que irão nortear a ação dos gestores, visando a prestação de um serviço humanizado, inclusivo e cada vez mais qualificado, será a eleição em plenária dos 24 delegados, representantes dos segmentos de usuários, trabalhadores da saúde e governo, que irão defender as propostas na etapa Estadual do evento.
A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia de Araújo, destacou a importância da participação de todos os segmentos nesses espaços de discussão. “Com isso, garantimos por meio das políticas públicas efetivas, a redução do risco de doenças e outros agravos, possibilitando o acesso universal e igualitário da população, às ações e serviços de Saúde”.
Elizeth Araujo falou também sobre os desafios a serem enfrentados para a implementação de um modelo de atenção onde a promoção, proteção e prevenção ocupem o mesmo patamar e tenham a mesma importância da recuperação e assistência.
A 1ª CMVS foi convocada por Resolução do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá (Resolução nº 51, de 01 de agosto de 2017), e corresponde a etapa municipal da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde – 1ª CNVS, convocada pela Portaria do Ministério da Saúde, nº 1.017 de 11 de maio do ano passado, que será realizada entre os dias 21 e 24 de novembro, em Brasília.
Outras informações sobre a Conferência podem ser obtidas pelo e-mail cerest.sms@cuiabá.mt.gov.br ou pelos telefones 3617 7385 e 3617 1313.
Programação da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde
Abertura
07:30 h – Credenciamento
08:30 h – Abertura Oficial – Composição da Mesa
Coordenadora de Mesa: Elizeth Lúcia de Araújo – Secretária de Saúde de Cuiabá e Presidente do CMS de Cuiabá.
09:30 h – Leitura e Aprovação do Regimento da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde de Cuiabá.
Coordenador de Mesa: Esp. Julio Cesar de Souza Garcia – Vice – Presidente do CMS – Cuiabá/MT.
Benedito Oscar Fernandes de Campos – Diretor de Vigilância em Saúde/CEREST/SMS
Rosane Auxiliadora Marques Fontes Meciano – Coordenação CEREST Regional-SMS-Cuiabá
Relatora Geral: Soraia Pinto Tamberi Rodrigues Maciel – Conselheira Municipal de Saúde de Cuiabá
10:00 h – Conferência Magna: “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”
Conferencista: Francisco Wagner Lopes Simplício – Assessor da SES-MT
Coordenadora de Mesa: Moema Couto Silva Blatt, – Diretoria de Vigilancia em Saúde
10:30 h – Início dos Trabalhos em Grupo
12:30 h – Almoço
13:30 h – Continuação dos Trabalhos em Grupo
15:30 h – Plenária Final
17:30 h – Eleição de Delegados para a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde
18:00 h – Encerramento
Serviço
Data: 31/08/2017
Hora: 08:00 às 17:00 horas
Local: Auditório da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, Avenida Adauto Botelho, 552, bairro Coophema
Fonte: Prefeitura de Cuiabá