Encontro remoto foi realizado na terça-feira (16/03), com a participação de conselheiros de saúde, coordenadores e coordenadores-adjuntos das comissões
A mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) se reuniu nesta terça-feira (16/03) com as coordenações das Comissões Intersetoriais do CNS. O objetivo foi avaliar o atual cenário de calamidade pública do Brasil, decorrente da crise sanitária, política, econômica e social instalada à sociedade. O papel do controle social da Saúde, na defesa e no fortalecimento do SUS em tempos de pandemia, e estratégias para enfrentar a Covid-19 foram temas do encontro remoto.
Na ocasião, os conselheiros de saúde, coordenadoras e coordenadores-adjuntos das comissões discutiram a elaboração de um plano de trabalho das comissões, para dialogar de maneira rápida e direta com a população neste momento de pandemia, que já contabiliza 11.594.204 brasileiros contaminados e 281.626 óbitos.
Para a conselheira nacional de saúde Sueli Barrios, que coordena a Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social do SUS (CIEPCSS), a superlotação dos hospitais, a fila de espera para leitos de UTI em todos os estados brasileiros e o colapso dos serviços de saúde, não pode “criar no imaginário da população que o SUS não é um bom sistema”.
“Quase 300 mil pessoas já morreram, muitas dessas mortes seriam evitáveis se o governo federal tivesse como prioridade absoluta salvar vidas. Vamos continuar denunciando o negacionismo do governo e os crimes que ele vem cometendo contra a vida dos brasileiros, pelo eterno conflito com os governadores, com a não adoção de medidas de isolamento social e com o incentivo às aglomerações”, afirma.
Semana da Saúde
As ações para a Semana da Saúde também estiveram entre os temas discutidos pelos conselheiros de saúde, coordenadores e coordenadoras-adjuntos das comissões. Para marcar o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril, o CNS, as entidades que compõem o CNS e os conselhos estaduais e municipais organizam uma série de atividades que serão realizadas entre os dias 5 e 11 de abril.
Entre as propostas apresentadas, está a realização de um debate sobre a situação de esgotamento dos trabalhadores da saúde no enfrentamento à Covid-19, organizada de maneira conjunta entre as comissões. E para o segundo semestre, há previsão para o seminário nacional virtual “Trabalho e os trabalhadores da saúde na maior crise sanitária e hospitalar da história do Brasil”.
“É uma ação coletiva do controle social, sob a coordenação do CNS, tendo como diretriz a integração entre comissões e câmaras técnicas do Conselho em todo processo do planejamento, organização de agendas e realização de atividades”, afirma Francisca Valda, coordenadora da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (Cirhrt).
“É preciso envolver todos os nossos parceiros nesta construção. É urgente lutarmos pela vida, por mais financiamento para o SUS e para garantir a vacina para toda a população. Vamos ter um cronograma de ações do CNS para todo o ano de 2021, porque, apesar do distanciamento, continuamos unidos e trabalhando para vencer essa crise pandêmica instalada em todo o país”, completa a conselheira nacional de saúde Vanja dos Santos, que também integra a mesa diretora do CNS e coordena a Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (Cismu).
O Conselho conta com as seguintes comissões:
- Atenção à Saúde de Pessoas com Patologias (Ciaspp);
- Atenção à Saúde nos Ciclos de Vida – Criança, Adolescente, Adulto e Idoso (CIASCV);
- Atenção a Saúde das Pessoas com Deficiência (Ciaspd);
- Alimentação e Nutrição (Cian);
- Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (CICTAF);
- Educação Permanente para o Controle Social do SUS (CIEPCSS);
- Ética em Pesquisa (Conep);
- Orçamento e Financiamento (Cofin);
- Políticas de Promoção da Equidade (Cippe);
- Promoção, Proteção e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CIPPISPICS);
- Recursos Humanos e Relações de Trabalho (Cirhrt);
- Saúde Bucal (CISB);
- Saúde Indígena (Cisi);
- Saúde da Mulher (Cismu);
- Saúde Mental (CISM);
- Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt);
- Saúde Suplementar no SUS (Ciss);
- Vigilância em Saúde (CIVS).
Ascom CNS