A oficina sobre a Incorporação de Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF-OMS) foi realizada neste domingo (22) pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). O evento ocorreu durante a 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação (UIPES), na cidade de Curitiba/PR.
Para Ronald Santos, presidente do CNS, a atividade representa o compromisso do colegiado com a defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) universal e gratuito. Ronald também ressaltou a Resolução 452, que trata da incorporação da CIF no SUS. “Quando se há acordos internacionais que regulam as atividades no campo da saúde, melhora e muito o atendimento na ponta, ou seja, com os usuários do SUS”, disse.
O presidente ressaltou, também, o esforço do CNS na defesa do SUS como uma das principais pautas do colegiado. “Vivemos disputas o tempo inteiro, não podemos achar que o enfrentamento que fazíamos antes do governo eleito sair, não terá continuidade, muito pelo contrário, agora é a hora de fazermos um controle social mais forte e integrado”, afirmou.
De acordo com Anabela Corrêa, professora da Universidade de Coimbra em Portugal, a CIF apresenta um desafio maior, que é a plenitude no entendimento ao conceito da Classificação. “A Organização Mundial da Saúde definiu as três modalidades pactuados sobre a CIF que são: o corpo a pessoa e o contexto social. Ambos implicam na forma de se relacionar com o paciente e entendimento tem que ser repassado para todo mundo”, explicou.
A proposta da oficina foi, por meio de grupos de discussão, construir estratégias para implementação dos indicadores da CIP para o SUS. Estiveram presentes conselheiros nacionais de saúde, estudiosos no assunto, participantes da Conferência, entre outros.
Sobre a Conferência
A 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação (UIPES) acontece entre os dias 22 e 26 de maio na cidade de Curitiba, Paraná. O evento é considerado um dos mais importantes na área da saúde.
Com o tema “Promovendo saúde e equidade”, o objetivo da Conferência é criar um fórum global onde pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas envolvidos e comprometidos com a promoção de saúde e equidade compartilham e discutem novos conhecimentos, práticas e políticas inovadoras, além das experiências mais avançadas neste campo do conhecimento.
Mariana Moura
Assessoria CNS