Nos próximos dias 06 e 07 de março, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) realiza a Oficina de Formação para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS), em Palmas (TO). O curso é voltado para conselheiros e conselheiras municipais e estaduais de saúde, além de lideranças de movimentos e organizações populares que atuam na luta pelo Direito Humano à Saúde.
O objetivo é formar multiplicadores capazes de qualificar sua atuação pela democratização do Estado e pela garantia dos direitos sociais. Assim, será possível ampliar a participação popular na construção e fiscalização das políticas públicas, reafirmando o caráter deliberativo dos conselhos de saúde.
Para se inscrever, basta acessar (www.formacontrolesocial.org.br) e preencher o formulário com suas informações.Em Palmas serão 80 vagas. 30% de lideranças de movimentos e organizações populares; 70% de conselheiros e conselheiras municipais e estaduais.
A seleção dos participantes será feita pela Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social do SUS do CNS e do Conselho Estadual de Saúde do Tocantins (CES/TO). Com isso, será possível criar uma rede de pessoas para defesa dos direitos básicos à saúde no Brasil.
Com 16h/aula, o curso é uma realização do CNS, executado pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) e pelo CES-TO. Essa é mais uma ação da Política Nacional de Educação Permanente para Controle Social no SUS (PPNEPCSS) foi criada em 2006, após uma série de debates e oficinas. Desde então, um conjunto de ações formativas são realizadas pelo CNS.
Mais informações
O quê: Oficina de Formação para o Controle Social no Sistema Único de Saúde
Quando: Dias 06 e 07 de março de 2018
Onde: local a ser definido
Inscrições: www.formacontrolesocial.org.br
Conselho Estadual de Saúde do Tocantis: http://www.saude.to.gov.br/ces