O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizará nesta quinta-feira (07/10), às 16h, o Ato de Mobilização para a 1ª Conferência Popular Nacional de Saúde Mental Antimanicomial 2021. O ato será transmitido pelo Youtube e Facebook do CNS.
A conferência popular é uma iniciativa da Frente Ampliada em Defesa da Saúde Mental, da Reforma Psiquiátrica Brasileira e da Luta Antimanicomial (Fasm), , um coletivo formado em dezembro de 2020 após o vazamento de um plano do Ministério da Saúde que previa a revogação seriada das principais portarias que garantem os direitos humanos dos usuários do SUS, no atual modelo de atenção à Saúde Mental no Brasil. A conferência acontecerá de 9 a 12 de outubro, em formato virtual.
O ato de mobilização do CNS será mediado pela conselheira nacional de saúde Priscilla Viégas, que representa a Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (Abrato) no Conselho. Os convidados serão Fernando Pigatto, presidente do CNS, Vanilson Torres, representante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (PopRua) no CNS, Haroldo Pontes, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Moyses Toniolo, representante da Articulação Nacional de Luta Contra a Aids (Anaids). Pela Fasm, o ato contará com a participação dos ativistas do movimento antimanicomial Neli Almeida e Adilson Silva. Também participarão da atividade representantes dos fóruns do CNS de usuários e trabalhadores do SUS.
5ª CNSM
A conferência popular é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), que será realizada pelo CNS de 17 a 20 de maio de 2022. O tema da 5ª CNSM será “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
O eixo principal da 5ª CNSM será “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, que será dividido em quatro subeixos, sendo: Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
Mais informações:
O quê: Ato de Mobilização para a 1ª Conferência Popular Nacional de Saúde Mental Antimanicomial
Quando: Quinta-feira (7/10), às 16h
Onde: Facebook e Youtube do CNS
Ascom CNS
Foto: Carta Campinas
Precisamos avançar por que eu não quero nem um direito a + juntos lutar em defesa da vida não pode parar