A conselheira Zaíra Maria Tronco Salerno representou o Conselho Nacional de Saúde (CNS), nesta terça-feira (04), na abertura do XIV Encontro Nacional da Rede de Alimentação e Nutrição do SUS (RedeNutri). O evento ocorreu na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Brasília, e reuniu profissionais envolvidos na implementação de ações do setor em diferentes níveis de governo.
Segundo a Zaíra Salermo, representante da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) no CNS, a equipe do Ministério da Saúde informou que a Pasta tem se comprometido com o alcance de metas voltadas à melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira. “Isto tem sido feito mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição”, afirmou.
Zaira Salermo frisou, no entanto, que a 286ª Reunião Ordinária do CNS, marcada para os próximos dias 6 e 7, será uma boa oportunidade para avaliar a atuação do Ministério da Saúde no setor de Alimentação e Nutrição. Isso porque está prevista a apresentação do balanço de gestão da pasta relativo ao segundo quadrimestre de 2016 (junho a setembro), que será feito pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros.
Por fim, a conselheira aproveitou para reiterar o alerta do CNS de que a Proposta de Emenda Constitucional 241, ao propor a desvinculação de receitas para a Saúde, representa grave ameaça à continuidade das políticas públicas no âmbito do SUS, entre elas a de Alimentação e Nutrição.
Jorge Vasconcellos
Assessoria CNS