O CNS esteve representado pela conselheira nacional de saúde, Priscilla Viegas, na manhã desta quinta-feira (14/09), no 15° Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional: “Narrativas da ocupação humana: resgate, atualização e inovação”. O evento ocorre na cidade de Porto Alegre/RS e segue até amanhã.
Priscilla Viegas, que participou da mesa de debate sobre “A Prática Clínica em Terapia Ocupacional nas políticas e redes de atenção à saúde destacou o papel do profissional de terapia ocupacional na defesa de SUS e do fortalecimento dos espaços de controle social na saúde. “Apresentei a análise de conjuntura do CNS sobre o subfinaciamento crônico do SUS, além da recente pactuação da Comissão Intergestores Tripartite sobre a Política Nacional de Atenção Básica”, disse.
Na ocasião a conselheira que representa no colegiado, a Associação Brasileira de Terapeutas ocupacionais (Abrato), falou sobre o abaixo-assinado contra a Emenda Constitucional nº 95/2016, que traz graves prejuízos à população brasileira. A emenda congela os gastos com saúde e educação por 20 anos, fragilizando de forma severa o Sistema Único de Saúde (SUS). O documento será enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), em abril de 2018. O documento foi distribuído entre os participantes do evento.
Ascom CNS