Durante a abertura, Machado destacou a necessidade de se trabalhar com dinamismo e união, a fim de estruturar um evento que, de fato, encontre mecanismos de melhoria do atendimento básico oferecido à população indígena. Além disso, o secretário também informou que todas as equipes da Sesai estão mobilizadas e comprometidas com a realização do evento.
“Sempre que falarmos da 6ª Conferência, precisamos mostrar nosso entusiasmo e alegria, para despertar esses sentimentos nos participantes. Aqui na Sesai todos nós estamos trabalhando com sinergia, união e foco para a realização da melhor conferência de todas”, disse.
O secretário-geral da Conferência, Willian Cesar Lopes Domingues, disse que é possível sentir o comprometimento da Sesai com a realização do evento. “A sexta edição será a melhor e maior de todas. Ela já é um marco, graças ao seu processo de planejamento. De fato, sinto o empenho da Sesai em implementar as decisões e atuar pela realização da 6ª CNSI”, afirmou.
De acordo com Willian, ao longo dos dois dias de trabalho, a Comissão Organizadora pode resgatar materiais e definições já estruturadas nas etapas locais e distritais. A pauta contou com debates a respeito da composição das comissões temáticas, indicação de coordenadores, divulgação, apresentação e aprovação do Regimento Interno e definição da agenda de trabalho para os grupos responsáveis.
A expectativa é de que pelo menos dois mil delegados indígenas, eleitos por seus distritos, participem do debate de propostas e diretrizes que revisem e atualizem as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, previstas na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI), aprovada há 20 anos. A última edição da Conferência ocorreu em Brasília em dezembro de 2013, reunindo 1.226 delegados.
Fotos da Comissão Organizadora
Saiba mais
6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena será realizada de 14 a 18 de novembro de 2022
Com informações de Aurélio Prado (Nucom/Sesai)
Fotos: Sesai