O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizará, na segunda semana de dezembro, três reuniões em Brasília. Os encontros serão entre os dias 15 e 17, em formato híbrido (presencial e remoto). Entre vários temas, será realizada a posse dos conselheiros e conselheiras nacionais de Saúde eleitos para o mandato 2021-2024. Todos os encontros atenderão os protocolos estabelecidos pelos órgãos sanitários contra a Covid-19 e serão transmitidos no Facebook e Youtube do CNS.
No primeiro dia da programação, quarta-feira (15/12), ocorrerá a 327ª Reunião Ordinária do CNS. O encontro será das 8h30 às 18h no Auditório Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Na pauta, a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, os debates da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin), da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (Cirhrt); e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).
Neste dia, haverá também a entrega da Comenda Zilda Arns para Jaqueline Góes de Jesus, cientista que que coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do coronavírus em apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil.
No mesmo formato, ocorre na quinta (16/12), a 73ª Reunião Extraordinária do CNS, no San Marc Hotel. Neste dia, será realizada a cerimônia de posse dos conselheiros e conselheiras nacionais de Saúde. O evento ocorrerá das 8h30 às 16h30. O CNS renovou aproximadamente 30% do seu quadro de conselheiros e conselheiras, após o resultado da última eleição, realizada no dia 11 de novembro deste ano.
No dia da posse, também serão eleitos o presidente e sete membros da Mesa Diretora do órgão, que é responsável pela condução das reuniões do pleno, além de articulações políticas e institucionais.
Ao todo, o CNS é composto por 144 conselheiros e conselheiras, entre titulares e suplentes. A distribuição das vagas é paritária, sendo: 50% de usuários do SUS, 25% de trabalhadores do SUS e 25% de prestadores de serviço em saúde e gestores do SUS.
Já na sexta (17/12), ocorrerá a 328ª Reunião Ordinária do CNS, das 9h às 13h. A atividade será no Auditório Emílio Ribas, na sede do Ministério da Saúde. Na pauta, a aprovação do calendário de Reuniões Ordinárias em 2022. Haverá também debate sobre a implementação da estratégia do DigiSUS junto aos conselhos estaduais e municipais de Saúde. O DigiSUS é um sistema de informação para estados e municípios, desenvolvido a partir das normativas do planejamento do SUS e da internalização da lógica do ciclo de planejamento orçamentário.
Mais informações
- O quê: 327ª Reunião Ordinária do CNS (Auditório da Opas); 73ª Reunião Extraordinária do CNS (San Marc Hotel); 328ª Reunião Ordinária do CNS (Auditório Emílio Ribas, Sede do Ministério da Saúde)
- Quando: Dias 15, 16 e 17 de dezembro
- Onde: Transmissão no Facebooke Youtube do CNS
Foto: Ascom/CNS
Ascom CNS