O mês de janeiro foi de comemoração para o Sistema de Comitês de Ética e Pesquisas (CEP). Durante a primeira Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que aconteceu entre os dias 29 e 31 de janeiro, foram analisados 302 protocolos de pesquisa. Este é um número recorde dentro da Comissão.
O número apresentado confirma o comprometimento da Comissão e a celeridade de suas atividades. Nos últimos 12 meses, a Conep quebrou três vezes o recorde, o que mostra o compromisso com a redução do tempo de tramitação dos protocolos que são a ela submetidos. Atualmente, a Comissão tem emitido pareceres com tempo médio inferior a 30 dias.
A preocupação com o tempo de tramitação dos protocolos de pesquisa se dá pela percepção da importância na celeridade dos processos. O objetivo maior é fazer com que a população se beneficie de possíveis novos tratamentos. Importante destacar que a agilidade no processo de análise não significa redução na qualidade da análise muito menos flexibilidade na proteção do participante de pesquisa.
A Comissão conta com uma equipe especializada de assessores e relatores e vislumbra, além do trabalho para manter a qualidade e celeridade nas análises dos projetos de pesquisa, a qualificação de todo o Sistema CEP/Conep (todos os 800 CEPs). O objetivo é fazer com que os Comitês apresentem resultados como os da Conep, com pareceres qualificados em tempo mínimo.
Foto: Ministério da Saúde
Ascom Conep/CNS