Cobrar do poder público que os direitos da população sejam cumpridos é princípio básico da democracia. O Conselho Presente esse é um projeto do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), que pretende qualificar a atuação de agentes de controle social. O objetivo da iniciativa é fortalecer os espaços institucionais de democracia participativa. A mobilização começa em outubro de 2017 deve ocorrer todos os estados brasileiros.
O projeto é voltado para conselheiros e gestores municipais e estaduais, representantes da sociedade civil organizada, parlamentares e acadêmicos. A ideia é que o sejam promovidas trocas de experiências e de informações entre os participantes sobre o funcionamento, dificuldades e avanços do controle social de políticas de saúde no país, além da agenda política do CNS.
As atividades são abertas à população e serão realizadas em parceria com os Conselhos Estaduais de Saúde. A expectativa é mobilizar 3.500 conselheiros de saúde e pelo menos 1.500 representantes de movimentos sociais e entidades da sociedade civil em todo o Brasil, realizando seminários e atos públicos em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Em cada estado, a ideia é realizar um seminário sobre a agenda política local, junto a um ato público previsto para acontecer nas assembleias legislativas estaduais.
Confira a agenda do projeto Conselho Presente:
Rio Grande do Sul: 18 de outubro
Piauí: 25 de outubro
Maranhão: 25 de outubro
Espírito Santo: 31 de outubro
Sergipe: 21 de novembro
Mais informações
O quê: Projeto Conselho Presente
Quando: a partir de outubro de 2017
Informações: (61) 3315-2150/3821
Ascom CNS