O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participou no período de 12 a 15 de setembro, em Salvador/BA, do XXV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, que teve como tema central: Integralidade na Formação e no Cuidado. O Colegiado foi representado pela conselheira Denise Torreão, do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa).
Na ocasião Denise Torreão destacou os desafios da atual conjuntura, com as reformas trabalhista e previdenciária, além da redução da alocação de recursos em saúde. “Pude apresentar os dados da Execução Orçamentária da Função Saúde, além do acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação como um preceito constitucional, reforçando que ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde e competência do SUS desde a Constituição Federal de 1988”, disse.
Denise Torreão apresentou as principais pautas do CNS, como o Documento Orientador da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, que ocorre em novembro desse ano; As Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação da Área da Saúde (DCNs), por meio das Recomendações do GT das DCNs da CIRHRT (Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho), do CNS, além do abaixo-assinado lançado pelo CNS contra a Emenda Constitucional nº 95/2016, que traz graves prejuízos à população brasileira.
Ascom CNS