Segurança Alimentar, Nutricional e Desenvolvimento Sustentável dos Povos Indígenas estiveram entre os destaques da 10ª Grande Assembleia Terena. O assunto foi discutido durante a reunião da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI), do Conselho Nacional de Saúde, entre os dias 31 de maio e 3 de junho. O encontro ocorreu na Aldeia Buriti, no município Dois Irmãos do Buriti, Mato Grosso do Sul, e reuniu povos de diferentes aldeias.
Os indígenas enfrentam problemas contínuos relacionados à demarcação de terras, o que compromete toda a produção de alimentos na região. Representantes do controle social também abordaram diferentes temas em defesa dos direitos dos povos, entre eles saúde, infraestrutura, sustentabilidade e transporte.
Os conselheiros nacionais de saúde também abordaram a importância da realização da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, que ocorrerá em novembro, em Brasília, assim como a realização de conferências livres sobre o tema e as etapas preparatórias. A próxima reunião da CISI será realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.