O livro “Quando a Conferência de Saúde Ensina para o Trabalho e para a Vida: Narrativas dos estudantes sobre a 16ª Conferência Nacional de Saúde”, publicado pelo Conselho Nacional (CNS) traz, em 212 páginas, uma série de depoimentos de jovens pesquisadores e estudantes de diferentes cursos da saúde sobre a relevância da experiência de participar do maior evento da participação social da área no Brasil para sua formação pessoal e profissional. O livro foi organizado por Alcindo Ferla, Francisca Rêgo, Gabriel Calazans Baptista e pela conselheira nacional de saúde, Francisca Valda.
O presidente do CNS, Fernando Pigatto, é autor do primeiro prefácio do livro. Em seu texto, ele afirma que o Conselho desencadeou, nos últimos anos, diferentes iniciativas para fortalecer e renovar a participação social em saúde e políticas públicas. Segundo ele, o caráter pedagógico das conferências “nos ensina sobre a capacidade real da inclusão social, da produção de novas ideias, do enfrentamento dos colonialismos que as teorias e as ideias vigentes portam, num combo que nem sempre é visível e perceptível”.
Para Alcindo Ferla, os jovens pesquisadores, homens e mulheres, afirmaram que a experiência deu um sentido mais forte e mais amplo para seus estudos de graduação e de pós-graduação. “A coletânea de textos mostra que a participação social não apenas monitora e avalia políticas e sistemas; também faz o SUS com suas mãos. Nesse caso, ensinando às estudantes e aos estudantes que a política de saúde brasileira é um campo de trabalho que convida a reconhecer a diversidade, a mobilizar-se contra as adversidades e a defender as vidas das brasileiras e dos brasileiros de todos os cantos do Brasil. Foi a aprendizagem mais intensa e mais significativa da formação, dizem os capítulos, de forma explícita ou pela intensidade dos depoimentos”, disse ele.
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Foto: 16ª Conferência nacional de Saúde, realizada em 2019
Ascom CNS