Na tarde desta segunda (13/12), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou a primeira capacitação para Conselhos Estaduais de Saúde (CES) nas plataformas Zoom e StreamYard, fundamentais para o desenvolvimento do trabalho do controle social na Saúde diante dos contextos de pandemia e de avanço comunicacional. Os participantes foram capacitados com apoio de Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), importante parceiro do CNS.
Em meio aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, o controle social na Saúde precisou se reinventar para que fosse possível realizar reuniões virtuais. O CNS se estruturou e desenvolveu novas metodologias para realização de suas ações. Nesse sentido, fruto do esforço da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS, o CNS forneceu estrutura real para os 27 conselhos estaduais e do Distrito Federal por meio do projeto MultiplicaSUS.
Os conselhos receberam fones de ouvido, câmeras para reuniões online, acesso a plataformas de transmissão, além de microfones de longo alcance. As aquisições estão sendo possíveis a partir de um Termo de Cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Ana Carolina Dantas, secretária executiva do CNS, afirmou que a iniciativa é para fortalecer o controle social pensando no desenvolvimento tecnológico, fundamental para os tempos atuais. O objetivo é que, ao longo de 2022, outras edições das capacitações sejam realizadas.
O que é a plataforma Zoom?
A plataforma Zoom permite chamadas de vídeos para diversos fins, em especial para reuniões com equipes de trabalhos gigantes, como é o caso do controle social na Saúde. Seu enorme crescimento em 2020 fez com que se tornasse muito conhecida e hoje já faz parte do dia a dia de milhares de pessoas. O CNS forneceu acesso da conta Zoom aos CES via financiamento da Opas.
O que é a plataforma StreamYard?
O StreamYard é um estúdio de transmissões ao vivo. As pessoas que possuem acesso podem entrevistar convidados, usar a marca da sua instituição em transmissões e muito mais. Além disso, é possível transmitir profissionalmente lives que vão diretamente para o Facebook, YouTube, LinkedIn e outras plataformas. Para ter acesso, é necessário comprar um pacote, que está sendo financiado aos CES via Opas.
Foto: Freepik
Ascom CNS