A Série Participação & Políticas Públicas terá 14 livros que serão publicados pela Editora Rede Unida, com apoio do Observatório de Participação, do Governo Regional da Emília Romana, na Itália. Os livros foram produzidos ao longo dos últimos meses por equipes vinculadas ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) e às diferentes comissões que integram o Conselho, além da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Alguns capítulos também foram produzidos por especialistas externos convidados, que falaram sobre temas de relevância da agenda do controle social.
O projeto de publicações do CNS foi originado na Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (Cirhrt), que é coordenado pela conselheira nacional de Saúde, Francisca Valda. A coordenação editorial é feita por diversos pesquisadores do Brasil e de outros países, dentre eles Alcindo Antônio Ferla (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rede Unida, ), Maria Augusta Nicoli (Bolonha, Itália), Gabriel Calazans Babtista (Universidade Federal do Pará, Rede Unida), Márcia Fernanda de Méllo Mendes (Instituto Federal do Rio Grande do Sul, URV/Espanha), Priscilla Viégas (CNS, Brasil) e Francesca Paron (Governo Regional da Emília Romagna, Bolonha, Itália).
A meta da série de publicações é produzir conhecimento a partir do cotidiano do controle social. A série já conta com alguns livros publicados do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre e outras experiências brasileiras e em outros países.
Ao longo de 2022, à medida em que forem concluídos, os livros estarão disponíveis na biblioteca virtual da Editora Rede Unida, no endereço www.editora.redeunida.org.br. Os livros da Editora Rede Unida têm predominantemente o formato virtual e estão disponíveis para acesso aberto, de forma gratuita.
Saiba Mais
A série editorial Participação Social & Políticas Públicas é destinada à disseminação de produções científicas e técnicas no campo temático da participação social na saúde e nas demais políticas públicas, na perspectiva da democratização, das inovações institucionais e do alcance de direitos humanos. A participação da sociedade, nas diferentes denominações em diferentes países e disciplinas, é abordada por meio de análises interdisciplinares, de relatos de experiências, de ensaios teóricos e empíricos e, sobretudo, pelas pessoas que atuam no cotidiano dos conselhos e conferências de saúde e demais políticas públicas, nos diferentes movimentos sociais que atuam no segmento dos direitos humanos.
A série considera as singularidades nas coletividades, na expansão de interfaces com as políticas públicas e na defesa dos sistemas de saúde universais e das vidas de todas e todos. A série publica prioritariamente as perspectivas sobre participação, assim como abordagens que apresentam alternativas às lógicas tecnoburocráticas de ação do estado, como forma de contribuição para a renovação das abordagens teóricas e metodológicas sobre o tema. Podem compor a série produções autorais ou coletâneas temáticas, na língua portuguesa dos diferentes países lusófonos ou qualquer das línguas modernas, inclusive em composições de idiomas diversos, com experiências de diferentes países.
Ascom CNS