Documento aprovado rebate falas feitas no 1º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, realizado em junho
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou uma moção de repúdio contra as declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, e da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, feitas no 1º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento.
Durante o evento, que ocorreu em 17 de junho de 2021, foi proposta a ampliação do prazo de validade dos alimentos, aliada à adoção de modelo que permita vendas de baixo custo e doações, a partir de determinado prazo, incorporadas à reformulação do Programa Bolsa Família, formulação esta que visa ao preenchimento da lacuna institucional para o enfrentamento à fome no Brasil, o que torna essa proposta ainda mais lamentável.
A moção foi publicada no último dia 6 de julho. De acordo com o documento, o país vive hoje uma dupla carga de má-nutrição, que abarca as altas prevalências de excesso de peso, de doenças como hipertensão e diabetes, mas também a fome, a desnutrição e as carências de micronutrientes.
O CNS destaca ainda que enquanto 60,3% da população adulta tem excesso de peso, mais da metade dos domicílios brasileiros convivem, em 2021, com algum grau de insegurança alimentar, sem acesso pleno e permanente a alimentos. Os dados apontam que existem 19 milhões de brasileiros passando fome (9% da população total), o que é um paradoxo, já que o Brasil é o 2º maior exportador mundial de alimentos, exportando para mais de 180 países.
Foto: Brasil Agro
Ascom CNS