O tema será debatido com o médico sanitarista, ex-presidente Anvisa, Gonzalo Vecina, e com a médica sanitarista e professora da UFRJ, Ligia Bahia
No cenário emergencial provocado pelo Novo Coronavírus, uma das principais pautas do Conselho Nacional de Saúde (CNS) é regulação única de leitos públicos e privados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O objetivo é garantir que, durante a pandemia, a prioridade no atendimento seja de qualquer doente por Covid-19, tenha ele/ela plano de Saúde ou não. Para dialogar com a sociedade sobre esse assunto, o Conselho realizará na próxima quarta-feira (20/05), às 17h, um encontro online transmitido pelo youtube e pelo facebook.
O encontro será a segunda edição da reunião aberta e ampliada do Comitê para Enfrentamento à Covid-19 CNS. Para a atividade, foram convidados o médico sanitarista, ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gonzalo Vecina, e a médica sanitarista e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ligia Bahia. Os participantes vão falar sobre a importância da fila única de leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para salvar vidas. A conversa será mediada pela conselheira nacional de saúde pela Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (Abrato) e integrante da Mesa Diretora do CNS, Priscilla Viégas.
Em abril, o CNS recomendou ao Ministério da Saúde e às Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, que atendam ao princípio da fila única diante da pandemia da Covid-19. Com o objetivo de que as pastas insiram recursos, favorecendo a contratação de leitos privados de UTI para uso do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento utiliza como justificativa a Lei nº 13.979/2020, que autoriza formas de requisição pública de bens e serviços para enfrentamento à pandemia.
Comitê para Acompanhamento da Covid-19
Para monitorar com celeridade os assuntos relacionados ao Novo Coronavírus e reforçar o trabalho da mesa diretora, o CNS instalou, em março de 2020, um Comitê para Acompanhamento da Covid-19. Desde então, o colegiado realiza reuniões periódicas online para avaliar e deliberar ações neste período de combate à pandemia. Fazem parte, a mesa diretora do Conselho, a Secretaria Executiva, a Assessoria de Comunicação, as coordenações dos Fóruns de Trabalhadoras e Trabalhadores em Saúde (Fentas), o Fórum de Usuárias e Usuários do SUS (ForSus), além de representações da gestão e prestadores de serviço.
Mais informações
O quê? Encontro online do Comitê para Acompanhamento da Covid-19 do CNS
Quando? quarta-feira (20/05), às 17h
Onde? Canais do CNS no youtube e facebook.
Como? acessar os canais no dia e horário marcado