Entre os dias 2 e 5 de julho, a cidade de Brasília sediou a etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde, resultado de um processo que se iniciou nos municípios em novembro de 2022, com ampla divulgação, onde cidadãos e cidadãs podem participar e trazer ao debate os variados temas que resultaram em diretrizes e propostas.
Aproximadamente 2 milhões de pessoas de todo Brasil participaram deste processo democrático. Na etapa nacional foram credenciadas 5.815 pessoas participantes, sendo 3.526 pessoas delegadas, que aprovaram 1.198 propostas e 245 diretrizes para compor o Relatório Final, que podem impactar no planejamento e gestão do SUS.
Visando garantir que as proposições aprovadas a partir deste processo ascendente, democrático e constitucional da 17ª Conferência Nacional de Saúde pudessem ser avaliadas para incorporação em tempo hábil ao Plano Nacional de Saúde e ao Plano Plurianual de Saúde 2024-2027, o Conselho Nacional de Saúde sintetizou as deliberações em 58 pontos, que compõem a Resolução nº 715, com orientações ao Ministério da Saúde.
O CNS reitera que cabe às Conferências de Saúde, com ampla participação social, avaliar, propor, debater e deliberar sobre diretrizes e propostas para a formulação e execução da política nacional de saúde.
Conselho Nacional de Saúde.