O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, esteve reunido na manhã desta quarta-feira (29) com o secretário municipal da Saúde de Canoas (RS), Maicon Lemos. Pigatto também é diretor de Saúde da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM) e presidente da Federação Gaúcha de Uniões, Associações de Moradores e Entidades Comunitárias (FEGAMEC).
O encontro teve como objetivo debater a ampliação da participação das entidades junto ao poder público, para fomentar projetos e ações conjuntas que levem as comunidades a correta relevância do SUS. Também foi abordada a possibilidade de capacitações para integrantes dos conselhos.
O presidente do CNS reforçou a importância de atuar diretamente com a comunidade, sobretudo para que possam agir de forma conjunta para evitar problemas ligados à saúde pública.
“Como trabalho diretamente com a comunidade, percebemos que muitos problemas podem ser evitados se houver informação. Queremos contribuir mais neste sentido”, observou Pigatto.
Maicon Lemos agradeceu a iniciativa e o empenho destas e de outras entidades, que reconhecem a grandeza do SUS e que acreditam que, com conhecimento, a população vai usufruir mais do que é oferecido no sistema e teremos uma saúde com maior qualidade.
“A luta em defesa do SUS é diária e a participação dos conselhos e associações é fundamental nesta construção”, afirmou.
O encontro contou ainda com a presença do secretário adjunto de Atenção Básica, Valdecir Barella; a presidente da Liga dos Movimentos Comunitários de Canoas, Margareth Maciel, e o presidente da União das Associações de Moradores de Canoas, Alcindo Pereira.
Foto: Escritório de Comunicação – PMC
Com informações da PMC
Ascom CNS