As participantes da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (2ªCNSMu) deixaram seu recado em um painel exposto na entrada do evento, que teve início no dia 17 e seguiu até hoje (20/08). As delegadas responderam a questão: por que defender a saúde das mulheres? O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Santos, inaugurou os trabalhos com um recado para a garantia do direito integral à saúde das mulheres.
De acordo com Ronald, a Conferência joga um papel institucional que demorou trinta anos para ocorrer. “Deixamos um recado simbólico para que todos saibam por escrito porquê achamos importante a defesa da saúde das mulheres. Vamos fixar esse painel nos corredores do CNS para que todos possam ver o que pensam as delegadas da Conferência” disse. “Porque defender a vida das mulheres é defender a humanidade”, essa foi a frase do presidente.
Foram diversas mensagem como: o empoderamento da saúde das mulheres no parto; lutar pelos direitos de todas as mulheres, pois são várias inquietações; A Conferência foi marcada pela garantia de direitos das mulheres com deficiência.
Ascom CNS