No total, 106 Conferências Livres Nacionais estão acontecendo em todos os estados brasileiros até o fim do mês de maio. Os eventos ampliam a participação social para os debates e para a formulação de propostas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde. A quantidade de conferências é recorde em todas as edições da CNS.
De acordo com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, a gestão da pasta está mobilizada na preparação para a conferência nacional. “Será a primeira conferência democrática dessa nova era do governo do presidente Lula. Portanto, um momento ímpar, em que substituímos o negacionismo e o autoritarismo pela ciência e pela democracia. Pelo compromisso com o Sistema Único de Saúde, pelo seu fortalecimento, por direitos e cidadania”, defendeu.
Com o tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia’, a 17ª Conferência Nacional de Saúde, acontece de 2 a 5 de julho, em Brasília (DF). A conferência será precedida por encontros municipais e estaduais.
As conferências livres podem ser realizadas em âmbito municipal, intermunicipal, regional, macrorregional e estadual. Umas das grandes inovações trazidas para esta edição da CNS é a possibilidade que Conferências Livres de Saúde elenquem propostas para a etapa nacional.
“Não tenho dúvida que os resultados dessas conferências livres subsidiarão a gestão do Ministério da Saúde”, garantiu o executivo Swedenberger.
Via: Ministério da Saúde