As propostas e diretrizes apontadas pela sociedade na 17ª Conferência Nacional de Saúde têm chamado atenção da sociedade em vários âmbitos, de audiências no legislativo a notícias falsas contendo desinformação.
Nunca se debateu tanto sobre o processo das conferências e o impacto das proposições. “Estamos fazendo os apontamentos de como se dá um processo de uma conferência e uma homologação do CNS”, destacou o presidente do CNS durante a última Reunião Ordinária do colegiado, dia 19 de agosto, que aprovou a Resolução nº 719 de 17 agosto de 2023, que dispõe as diretrizes, propostas e moções aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde.
Fernando Pigatto mencionou na ocasião a importância do momento que vivemos e como os debates que acontecem hoje na sociedade fortalecem o processo democrático na saúde. “Tem muita gente com intenção de melhorar as políticas públicas de saúde do país que vão se deter naquilo que é meritório, que pode ser executado de curto e médio prazo. Algumas questões poderão ser concretizadas e outras não”.
A análise de conjuntura do presidente do CNS ainda destaca os próximos passos para o conjunto de propostas da 17ª CNS. “Vamos seguir lutando respeitando as decisões. Porque as conferências elas acontecem para estimular o debate, as conferências, diferentes momentos elas aprovam ou reprovam propostas, diretrizes e moções e cabe a nós do Conselho Nacional de Saúde respeitar a implementação.”
Confira na íntegra a fala do presidente de Fernando Pigatto.
Você também pode ler matéria no site do CNS
https://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/3122-cns-publica-nova-resolucao-com-diretrizes-e-propostas-da-17-cns