O Conselho Nacional de Saúde (CNS) esteve presente no 3º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, que aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro em São Paulo. O evento foi uma iniciativa do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, que tem como missão ampliar o acesso dos pacientes com câncer aos tratamentos adequados em todo o país. O CNS participou do Congresso e apresentou a sua experiência no campo do controle social da saúde.
O conselheiro nacional de saúde Moysés Toniolo, que representa a Articulação Nacional de Luta Contra AIDS no Conselho, apresentou a experiência do CNS no âmbito do controle social na saúde pública. “Foi uma excelente oportunidade de falar para especialistas, médicos e pesquisadores a experiência do CNS no fortalecimento da participação social. Isso só tem a melhorar a relação entre as entidades que trabalham com a questão do câncer no SUS”, disse.
Durante a ocasião, Toniolo apresentou as principais bandeiras e ações de luta do CNS como, por exemplo, a atuação contra a PEC 241, que congela os gastos com saúde e educação por 20 anos e o Plano Nacional de Saúde 2016-2019, aprovado pelo pleno em julho deste ano. Ainda de acordo com Moysés, o encontro serviu para aproximar as entidades do Conselho em uma ação solidária contra o câncer, pautada principalmente na Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde de Pessoas com Patologias, DST-AIDS; TB; Hanseníase e Hepatites Virais (CIASPP).
O 3º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer teve por objetivo discutir a política nacional de prevenção e controle do câncer, salientando os desafios para sua implementação nos 315 hospitais públicos que atendem pacientes com câncer no país. O câncer é atualmente a segunda principal causa de morte no país, e estima-se que serão 600 mil diagnósticos de câncer até o final de 2016.
Mariana Moura
Assessoria CNS