Pilar de sustentação das ações de combate à pandemia da Covid-19, as ações de Vigilância em Saúde, que incluem desde a realização de testes em massa até a vacinação, foram destaque no 1º Congresso Virtual de Vigilância em Saúde (ConVIVS), realizado nesta quinta-feira (2/09).
Promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (Sivs/MS) em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), o evento teve a participação da coordenadora adjunta da Civs/CNS, Adolorata Aparecida Bianco Carvalho, que representou o Conselho Nacional de Saúde (CNS).
O Congresso serviu para que estudantes, profissionais de Saúde e demais colaboradores que atuam no combate à pandemia para que compartilhassem experiências de caráter inovador, com base em resultados reais. Para além da inovação, a aplicabilidade de experiências adquiridas na pandemia, aliadas aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), foram ressaltadas como o caminho para o combate à doença.
Na análise de Adolorata, houve consenso no sentido de que as ações em saúde precisam ser fortalecidas ainda mais. “Não resta dúvida que um dos pilares no enfrentamento da pandemia é exatamente a Vigilância em Saúde, com ações permanentes de orientação e acompanhamento de diagnósticos, monitoramento, rastreamento de casos, registros, inquéritos, testagens, vacinação, entre muitas outras. Tudo isso foi abordado durante a abertura do evento e será discutido nesses dois meses de Congresso. O que precisa ficar muito claro é a necessidade de uma vigilância constante para o enfrentamento e combate a esta pandemia”, ressaltou.
Em sua apresentação, Adolorata recordou que, desde o início da pandemia, o CNS vem mobilizando todos os esforços no sentido de defender a vida, o direito à saúde e defender o SUS.
“Em abril de 2020, o CNS criou o Comitê de Acompanhamento da covid-19. Desde então, todas as suas Comissões e Câmaras Técnicas se reúnem, incansavelmente, empenhando-se em produzir documentos para subsidiar o enfrentamento da covid-19 no Brasil”, disse.
Até final de agosto do ano passado, o CNS havia produzido 20 resoluções, 83 recomendações, além de várias moções, boletins, cartas abertas, notas.
“Esperamos que este 1º Congresso Virtual de Vigilância em Saúde traga à luz muitos conhecimentos e propostas que ajudarão, com certeza, no enfrentamento à covid-19 em nosso país”, disse a conselheira.
Ascom CNS
Foto: Hermann Kollinger- Pixabay