Chegamos à inacreditável cifra de 700 mil mortes pela pandemia de Covid-19. Se não bastassem tantas mortes, na maioria evitáveis, ainda temos uma imensa quantidade de pessoas com sequelas pós-Covid (muitas pelo vírus e outras tantas pelo enlutamento), algumas delas bastante incapacitantes, a orfandade aumentada e outras consequências que podemos chamar de expressões alongadas e múltiplas da pandemia. Tudo isso faz parte de um trauma social que não podemos esquecer (memória), que devemos responsabilizar quem deve ser responsabilizado (justiça) e que precisamos seguir cuidando (reparação) de todos.
Nesse contexto é que nós (entidades abaixo) estamos convocando esta Conferência Livre Nacional de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid- 19, parte do processo de construção da 17ª Conferência Nacional de Saúde a ser realizada em julho em Brasília. Sabemos que as políticas destinadas ao cuidado com as vítimas da pandemia deverão ser transversais e intersetoriais, mas reconhecemos a centralidade das políticas de saúde e as articulações que elas podem induzir. Nossa conferência livre aprovará diretrizes e propostas de ações que levaremos à Conferência Nacional de Saúde, principal dispositivo de participação popular e controle social do SUS. Um espaço para vocalizarmos nossas demandas e concretizá-las em políticas públicas.
Etapa preparatória da 17ª Conferência Nacional de Saúde
Horário: 18h às 21h
Link para o documento orientador completo: http://bit.ly/419yqTo
Link do formulário para contribuir com a elaboração das diretrizes e propostas para a conferência: https://forms.gle/zHvsPhF9LpvpMRrQ8
Associação Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19
Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 – Avico Brasil
Coalizão Nacional Orfandade & Direitos da Criança e Adolescentes
Frente pela Vida