Para ampliar a mobilização e fortalecer os espaços institucionais de participação social, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) criou o Projeto Conselho Presente, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). A iniciativa aproxima de forma articulada o CNS e os conselhos estaduais e municipais, com troca de experiências e informações sobre o funcionamento, dificuldades e avanços do controle social e de políticas públicas de saúde no país.
O Conselho Presente vai percorrer todos os estados brasileiros, alcançando um público de 3,5 mil conselheiros de saúde e 1,5 mil representantes da sociedade civil, parlamentares e academia. No Rio de Janeiro, o projeto será lançado durante audiência pública na Assembleia Legislativa, na segunda-feira (18/9), às 9h30, com a participação de parlamentares, conselheiros e representantes de movimentos sociais.
Para a presidenta do Conselho Estadual de Saúde (CES) do Rio de Janeiro, Étila Elane, trata-se de uma iniciativa de estímulo que convoca a sociedade para um amplo debate. Assim, ela destaca a importância de “abrir portas” e engajar conselhos, movimentos e a sociedade em geral em defesa do Sistema Único de Saúde. “Nossa expectativa é grande, ainda mais neste momento de grave crise no nosso estado. É um momento difícil que causará dados irreparáveis ao SUS”, destacou Étila.
O projeto tem entre os eixos organizativos: Defesa do direito à saúde e do SUS (que discutirá direito universal x cobertura universal, com diálogos realizados no parlamento, mídia/comunicação, gestão, universidades e escolas), Mobilização Social, Fortalecimento do Controle Social, Formação e Educação Permanente de Conselheiros, Rede de Tecnologia de Informação.
Ele foi criado também para ser uma ferramenta de capacitação de novos conselheiros, sociedade civil organizada, gestores, parlamentares e membros da academia para ampliar a mobilização social e fortalecer os espaços institucionais de participação popular.
A capacitação proposta pelo CNS visa ainda mobilizar atores pelo acompanhamento do Plano Nacional de Saúde e dos relatórios de gestão, além de realizar ações em conjunto com as organizações que atuam no Conselho, fortalecendo e qualificando o processo de trabalho da Mesa Diretora, do pleno e das comissões intersetoriais.
Mais informações:
Audiência pública Conselho Presente
Dia: 18 de setembro de 2017
Horário: 9h30
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) – Palácio Tiradentes
Rua: Primeiro de Março, s/n – Praça XV, Rio de Janeiro
Contato CES/RJ: (21) 2333-3731/3715
Ascom CNS