A secretária-executiva do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Neide Rodrigues, reuniu-se, na terça-feira (23), em Belo Horizonte, com secretárias e secretários-executivos dos conselhos municipais de Saúde do Estado de Minas Gerais. A pauta da reunião foi o papel das secretarias-executivas no funcionamento dos conselhos de saúde.
“O encontro foi muito importante porque permitiu uma maior aproximação da Secretaria-Executiva do CNS com as secretarias-executivas e com os próprios conselhos municipais de saúde. Essa aproximação está prevista no planejamento do CNS para o período de 2015 a 2018, sendo uma estratégia de fortalecimento do controle social em defesa do SUS, um dos maiores direitos conquistados pela população”, afirmou Neide Rodrigues.
O evento foi aberto pelo vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), Ederson Alves da Silva, na sede da entidade, em Belo Horizonte. Participaram quarenta secretárias e secretários-executivos de conselhos municipais de Saúde.
Na quarta-feira (24), o CNS participou do lançamento do Curso de Qualificação para Conselheiras e Conselheiros Municipais de Saúde do Estado de Minas Gerais, promovido pelo CES-MG. No evento, o presidente do CNS, Ronald Santos, esteve ao lado do vice-presidente do CES-MG, Ederson Alves da Silva, e de outros representantes do controle social da Saúde.
Ainda na quarta-feira, o CNS também participou de plenária extraordinária do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (CMS-BH), com a presença de representantes de hospitais, sindicados da área da Saúde, professores, parlamentares do Estado, além de integrantes de conselhos municipais de Saúde de Minas Gerais.
Assessoria CNS