O Direitos Já! Fórum pela Democracia! está reunindo uma série de entidades brasileiras e do exterior, dentre elas o Conselho Nacional de Saúde (CNS), para defender as ameaças contra a democracia brasileira diante de práticas e falas autoritárias oriundas de representantes do governo federal. O “2º Ato Internacional Direitos Já! Em Vigília Pela Democracia Brasileira” começará às 16h do dia 18 de setembro e seguirá com vasta programação até 16h do dia 19.
Conforme convite para o evento, “velhas narrativas de regimes opressores ganham força no Brasil e no mundo, aprofundando a desigualdade social, a exclusão de minorias políticas, restringindo as liberdades e garantias constitucionais adquiridas, dando lugar ao preconceito, xenofobia e perda generalizada de direitos e oportunidades de desenvolvimento”.
Pelas razões acima expostas, o 2º Ato Internacional Direitos Já! realizará a construção de uma permanente vigília internacional pela democracia brasileira, a fim de assegurar a realização de eleições livres, seguras e serenas em 2022, a posse do(a) presidente eleito(a), dentro da plenitude da democracia republicana, e a compreensão do ambiente internacional de que hoje estamos sob ameaça.
Ato presencial
O evento também faz alusão ao Dia Internacional da Democracia, comemorado em 15 de setembro. No dia 15 de setembro, às 18h, o Direitos Já! promoverá um ato presencial, com a mesma pauta dos dias 18 e 19/9, e a presença de ex-presidentes da República e presidentes nacionais de partidos. É o primeiro ato presencial do movimento após o início da pandemia, entretanto acontecerá apenas para convidados e com medidas de restrições sanitárias.
Mais informações
- O quê: 2º Ato Internacional Direitos Já!
- Quando: 18 de setembro, a partir de 16h
- Como: Youtube e Face do Direitos Já!
Foto: SérgioLima/Poder360
Ascom CNS