Capacitismo e impactos na Saúde de Pessoas com Deficiência (PcD) será tema da segunda live promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), por meio do ciclo de debates Corpos (R)Existentes. A atividade virtual será na quarta-feira (25/08), às 16h, com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube.
A série de encontros semanais é organizada pela Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência (Ciaspd,) do CNS, para promover reflexões críticas e contribuir no enfrentamento de discriminações em razão da deficiência.
Conceito de capacitismo e como se apresenta no acesso à Saúde, impactos da falta da categoria deficiência nos sistemas de informação do Sistema Único de Saúde (SUS) e na notificação de casos de Covid-19, falta de acessibilidade em informações sobre vacinas e protocolos para pessoas com deficiência estão entre os temas que serão abordados.
Participarão desta roda de debate Diego Ferreira, pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), Anahi Mello, pesquisadora da Anis Instituto de Bioética e Marco Antonio Gavério, doutorando em Sociologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenador do Comitê de Deficiência e Acessibilidade da Associação Nacional de Pós-Graduação das Ciências Sociais (Anpocs). A mediação será da conselheira nacional de saúde Vitória Bernardes, que representa a Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) no CNS.
O encontro será na plataforma Zoom, terá interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e estará aberto para participação do público, que deverá se inscrever pelo link https://bit.ly/3ycDice.
Mais informações:
O quê: Roda de conversa: Capacitismo e impactos na saúde de Pessoas com Deficiência
Quando: quarta-feira (25/08), às 16h
Onde: Facebook e Youtube do CNS
Link para inscrição: https://bit.ly/3ycDice
Descrição: Card com fundo branco, à esquerda escrito em vermelho: Corpos (R)Existentes. À direita, ilustração em tons de branco e lilás, uma mulher branca com deficiência sentada em uma cadeira de rodas, um homem pardo cego com bengala e cão guia, uma mulher branca com prótese nos braços e um homem negro com muletas. Abaixo e centralizado a frase “Capacitismo e impactos na saúde de Pessoas com Deficiência”. No rodapé, as fotos de Vitória Bernardes, conselheira nacional de saúde Amigos Múltiplos pela Esclerose, Diego Ferreira, pesquisador da Universidade de Brasília (UNB), Anahí Mello, pesquisadora da Anis – Instituto de Bioética, e Marco Antônio Gavério, doutorando PPG-Sociologia UFSCar e Coordenador do Comitê de Deficiência e Acessibilidade da Associação Nacional de Pós-Graduação das Ciências Sociais (ANPOCS). No rodapé do card estão: logo do Conselho Nacional de Saúde 25/08, 16h, https://www.youtube.com/user/comunicacns, https://www.facebook.com/ConselhoNacionalDeSaude/
Ascom CNS
#PraCegoVer: A foto de capa mostra uma pessoa com deficiência visual caminhando, com calça jeans e tênis claro. A foto traz imagem somente da canela para baixo, com close nas pernas, pés e na bengala, que tem a ponta branca e parte vermelha. Crédito da foto: iStock, Getty Images