Entre os dias 25 e 27 de maio, a 9ª Conferência Estadual de Saúde do Piauí foi realizada no Hotel Blue Tree, em Teresina. O evento, organizado pelo Conselho Estadual de Saúde do Piauí em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesapi) e o Governo do Estado, reuniu mais de 600 participantes e discutiu temas cruciais, como o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a garantia do acesso à saúde para todos os cidadãos piauienses e a luta contra a privatização de instituições públicas no estado.
A Conferência contou com a presença de diversos profissionais da área da saúde, gestores públicos, representantes da sociedade civil, trabalhadores e usuários do SUS e membros do Conselho Estadual de Saúde do Piauí. Entre os presentes, destacaram-se o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Piauí, Antônio Alves Pitombeira, o secretário Estadual de Saúde do Piauí, Antônio Luiz Soares Santos, a conselheira Nacional de Saúde e presidenta da União Brasileira de Mulheres e voluntária do Morhan, Vanja Andréa Santos, a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Teresina, Acilinara Feitosa Moura, a representante dos usuários e da comunidade quilombola Maria Lucilene do Nascimento Sousa, e o professor Vinícius Oliveira, epidemiologista da Universidade Estadual do Piauí, que ministrou a palestra magna.
O presidente do Conselho Estadual do Piauí, Antônio Alves Pitombeira, expressou sua satisfação com os resultados alcançados na Conferência. Ele ressaltou: “Os três dias de trabalho foram marcados por discussões produtivas e a união de esforços. Conseguimos alinhar propostas relevantes e eleger 68 representantes do Piauí para a 17ª Conferência Nacional, que ocorrerá em Brasília. Os delegados eleitos incluem 44 representantes da categoria de usuários, 22 gestores e prestadores de serviços, e 22 trabalhadores”.
A 9ª Conferência Estadual de Saúde do Piauí também marcou o compromisso em defesa da participação social ativa na construção de um SUS digno para todos. Durante o evento, diversas moções foram assinadas, destacando-se uma moção de repúdio aos secretários e secretárias de saúde municipais que não enviaram suas delegações completas para a 9ª CESPI. O Conselho Estadual do Piauí enfatizou que essa atitude representa um obstáculo à participação coletiva e ao fortalecimento do sistema público de saúde.
Por Por Fernanda Guedes e Pollyane Medeiros
Jornalistas da Assessoria de Comunicação do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase