O evento acontecerá no dia 30 de maio, no Auditório do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e também de forma online
Os trabalhadores do campo enfrentam grandes desafios no acesso à atendimento básico de saúde, especialmente nos municípios rurais remotos. Os modelos de financiamento do SUS, infraestrutura sanitária precária e retorno da fome nos últimos anos têm tido especial impacto na saúde da população da terra. Com o objetivo de contribuir com os debates e apresentar sugestões de políticas públicas de enfrentamento à crise, será realizada no próximo dia 30, em Salvador – de maneira híbrida-, a Conferência Livre Nacional em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Rural.
A atividade reunirá profissionais de saúde, usuários, gestores públicos, movimentos sociais e sindicais. As propostas sugeridas serão apresentadas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para ocorrer entre os dias 2 e 5 de julho de 2023, em Brasília.
Sobre a Conferência
A Conferência Nacional de Saúde, que acontece a cada quatro anos, é um dos eventos mais importantes na construção de políticas na área. É a oportunidade de diálogo entre os diversos setores da sociedade para construção de um documento orientador para o Governo Federal. O tema deste ano é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.
Desde o ano passado já ocorrem Conferências nos âmbitos municipais (já encerradas), estaduais e livres, que podem ser realizadas até o final deste mês.
O evento que acontecerá em Salvador, e também será transmitido através de uma plataforma online, seguirá o modelo da Conferência livre, visto que está sendo organizado de modo independente pela sociedade e movimentos sociais como Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado da Bahia (FETAG-BA), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil Seção Bahia (CTB-BA), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRS), Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (CONTAG) e União da Juventude Socialista (UJS-BA).
Durante a assembleia serão eleitos delegados com a responsabilidade de representar as pautas aprovadas na Conferência Nacional. O encontro será aberto ao público e a inscrição pode ser realizada através do link: https://online.forms.app/conferenciasaude/formulario-de-inscricao-do-evento.
Por Cássia Silva, Jornalista colaboradora