O Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro – CMS/Rio realizou nos dias 16, 17 e 18 de março sua 14ª Conferência Municipal de Saúde. O evento reuniu mais de 500 participantes, entre delegados, observadores e convidados e ocupou um amplo espaço na Expo MAG, antigo Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova.
Tendo como eixos de discussão ‘O Brasil que temos, o Brasil que queremos’, ‘O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas’, ‘garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia’ e ‘Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas’, a 14ª conferência de saúde da capital recebeu diversos especialistas e referências em saúde do Rio e do Brasil, além de contar com a presença do secretário de saúde do município, Dr. Rodrigo de Sousa Prado, Maria de Fátima Lopes, presidente do CMS/Rio, Luciana Barreto Phebo, coordenadora do Escritório da Unicef no Rio de Janeiro, Túlio Batista Franco, diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense, Nésio Fernandes, secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Vitória Veloso, subsecretária executiva da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, dentre outros.
O Conselho Estadual de Saúde do RJ esteve representado na Mesa de Abertura por Rosemary Mendes Rocha, suplente da presidência do CES/RJ.
A 14ª Conferência Municipal de Saúde do Rio ainda teve atividades culturais e diversos estandes de serviços para os participantes, dentre eles biblioteca da Fiocruz, serviços de saúde e primeiros socorros, vacinação contra a Covid-19, etc.
O CMS/Rio também foi responsável por gerenciar as conferências dos 10 conselhos distritais de saúde no âmbito regional. O próximo passo após a 14ª CMS será encaminhar as propostas aprovadas para a Comissão organizadora da 9ª Conferência Estadual de Saúde do RJ, prevista para ser realizada entre os dias 26 e 28 de maio, na Universidade do estado do rio de Janeiro – UERJ.
As conferências municipais de saúde do Rio de Janeiro são eventos realizados a cada quatro anos em cada município do estado, com o objetivo de discutir e avaliar a situação da saúde na região e elaborar propostas para a melhoria do sistema de saúde. Essas conferências são organizadas pelo Conselho Municipal de Saúde e contam com a participação de representantes da sociedade civil, profissionais da saúde e gestores públicos.
Durante as conferências municipais de saúde, são realizados debates e mesas-redondas sobre temas relacionados à saúde, como atendimento médico, prevenção de doenças, políticas públicas de saúde e financiamento do sistema de saúde. Os participantes também têm a oportunidade de apresentar propostas para melhorar a saúde em seu município.
As propostas e recomendações aprovadas durante as conferências municipais são encaminhadas para a conferência estadual de saúde, que acontece a cada quatro anos, e posteriormente para a conferência nacional de saúde, realizada pelo Ministério da Saúde. As propostas aprovadas nessas conferências têm o potencial de influenciar políticas e programas nacionais de saúde.
Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ
Originalmente publicado em 9ª ConfES/RJ.