O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai promover, na terça (30/05), a live “Alimentação e Nutrição na Saúde: Rumo à 17ª CNS”. O evento será transmitido ao vivo no site e Youtube do CNS, das 14h às 16h. O debate é promovido pela Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição (Cian) do CNS.
As nutricionistas e pesquisadoras em Saúde Pública Luciene de Alcantara e Denise Oliveira irão participar do evento ao lado de Myrian Cruz, conselheira nacional de saúde pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e coordenadora da Cian, Marta Almeida, coordenadora adjunta da Cian pelo Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde, e Adriana Silva, representante da União de Negros e Negras pela Igualdade.
A fome no Brasil é um problema histórico que, após uma queda considerável, voltou a crescer nos últimos anos e afeta hoje uma parcela de 15,5% da população do país, ou seja, cerca de 33 milhões de pessoas vivem com escassez de alimentos. Os dados são do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, divulgado em 2022 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).
Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que cerca de 25% da população brasileira vive abaixo da linha da pobreza. Pequisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que a parcela dos brasileiros que sobrevivem com uma renda mensal igual ou inferior a R$ 290 é de 13%, o que significa que 27,6 milhões de pessoas no Brasil vivem em uma situação de extrema pobreza.
A insegurança alimentar e nutricional é resultado das más condições de vida, de trabalho, emprego e renda e de falta de acesso à políticas sociais voltadas à garantia de direitos. No Brasil, a fome afeta em especial as pessoas em situação de maior vulnerabilidade social, como as mulheres, população negra, população LGBTQIA+, pessoas com deficiência, população em situação de rua, ribeirinhos, indígenas, pessoas que vivem em territórios de quilombos e população privada de liberdade.