Blog - Últimas notícias

Documentário “SUS, em defesa da vida” será exibido em festival de cinema internacional na Argentina

O documentário “SUS, em defesa da vida”, produzido e dirigido por Guilherme Castro, será exibido, nesta terça-feira (19/10), às 21h, no 10º Festival Internacional de Cine Político (FICiP), em Buenos Aires. O filme foi finalizado em março de 2020 para o Conselho Nacional de Saúde (CNS), em projeto realizado em parceria com Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

O filme retrata, a partir de diversos personagens e situações, a complexidade do maior sistema público de saúde do mundo: a atenção básica, todas as cirurgias de transplantes, o serviço gratuito de ambulâncias, a vacinação e o controle sanitário estão entre as ações que atingem a totalidade do território e do povo brasileiro, apesar da desinformação que prevalece.

“Realizo audiovisuais há mais de 30 anos. Este documentário, por tudo, é um dos que me dá mais motivos de satisfação. Foi uma grande oportunidade de conhecer o processo, o conceito de saúde e o alcance para mostrar a magnitude do SUS. Poder registrar de forma tão dinâmica, conferindo protagonismo à comunidade, tanto aos que atuam quanto aos que são atendidos pelo sistema, foi muito gratificante. O filme, inclusive, é utilizado na formação de lideranças e conselheiros de saúde nos municípios”, relata Guilherme.

Integram a equipe do curta-metragem os profissionais Leco Petersen (fotografia e montagem), Leonardo Peixoto (direção de produção), Andre Sittoni (som direto e desenho de som), Guilherme Cássio e Rodrigo Ramos (som direto), Richard Serraria e Angelo Primon (trilha sonora), José Carlos Soares e Julio Morales (assistência), Luciano Do Monte Ribas (design gráfico) e Guilherme Castro / Produção GC Filmes (roteiro, direção e produção).

Guilherme Castro é roteirista, diretor e produtor de filmes e audiovisuais: obras de ficção e documentários com temáticas sociais. Seu trabalho mais recente é a websérie “Travessia: Covid-19 e os movimentos sociais populares” (2021), onde documentou o estudo realizado pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP).

Em 2019, dirigiu a web série para a campanha vitoriosa da Frente em defesa da Psicologia, do CRP-RS. Em 2018, lançou o documentário longa-metragem “Golpe” e , em 2017, o documentário “Saúde”, também para o Conselho Nacional de Saúde e Ceap e Opas. Neste momento, Guilherme está finalizando um audiovisual sobre a pandemia, o SUS e a democracia no Brasil.

  Assista o documentário curta-metragem SUS em Defesa da Vida

https://www.youtube.com/watch?v=YDgFd6FF9yA&feature=youtu.be

Ascom CNS, com informações de Brasil de Fato

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O #susconecta surgiu justamente do desafio de dar uma resposta consistente a essas perguntas. Direcionado a gestores, profissionais, professores, estudantes, pesquisadores e usuários do SUS, o #susconecta reúne conteúdos de diversas plataformas virtuais e potencializa a integração delas por meio de um acesso único.

Desenvolvido pelo Conselho Nacional de Saúde – CNS.

Site mantido pela AWEB MKT.