As etapas municipais preparatórias para a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8) já começaram e serão realizadas até o dia 15 de abril. A participação da comunidade é fundamental para ampliar as discussões sobre a saúde pública e para se estabelecer as prioridades e demandas locais.
Nestas etapas serão definidas as propostas que devem ser apresentadas nas conferências estaduais, programadas para acontecerem de 16 de abril a 15 de junho. Nas conferências municipais serão eleitos também, de forma paritária, os delegados e as delegadas que participarão das etapas estaduais.
Para participar das conferências municipais de saúde é necessário entrar em contato com os conselhos municipais de saúde e/ou secretarias municipais de saúde de cada cidade. Em breve, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai divulgar um balanço das conferências realizadas, além de divulgar outras agendas.
Os debates realizados nestas etapas preparatórias devem contribuir para a formulação das políticas de saúde municipais e estaduais, ao mesmo tempo em que as propostas de cunho nacional serão levadas para deliberação na etapa nacional da 16ª Conferência (8ª + 8), realizada pelo Conselho Nacional de Saúde.
Com o tema central “Democracia e Saúde”, a 16ª Conferência tem os seguintes eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento. O documento que deve apoiar os debates em todas as etapas aborda as questões relacionadas ao tema central e aos eixos temáticos.
Conheça o documento orientador da 16ª Conferência Nacional de Saúde
A 16ª Conferência também é chamada de 8ª+8 como um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS. Ela será realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília.
Participação da Comunidade na Saúde
O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) elaborou o guia de “Participação da Comunidade na Saúde: Conasems e a defesa do SUS nas Conferências Municipais de Saúde”. A publicação é destinada aos secretários e secretárias municipais de saúde e aborda a importância das conferências municipais, como um processo contínuo e que deve envolver de forma ampla todos os brasileiros.
#PraCegoVer: A foto de capa mostra os participantes da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, sentados no auditório principal do evento.
Fonte: Conselho Nacional de Saúde, com informações do Conasems
Muito importante as conferências de saúde, já participei de duas espero poder participar dessa 8+8. Com certeza vai nos deixar um grande legado, como a 8 Conferência.
Gostaria de saber. Quais as regras para participar como delegado da 16 conferência de saúde. Como conselheiro Municipal de saúde. Mesmo sendo trabalhador da saúde em uma empresa privada de resgate