O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participará do Seminário Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora, que será realizado de 26 a 28 de abril, sendo o último dia, data em que se comemora o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho. O evento acontecerá na cidade de Mariana (MG), onde ocorreu o rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, maior acidente ambiental e de trabalho da história do país.
Conselheiros nacionais, estaduais e municipais, das cidades atingidas, estarão reunidos para tratarem de ações para ajudar as vítimas da tragédia. O conselheiro Geordeci Menezes de Souza, destaca a importância do evento “Nosso objetivo é ver de perto o que o maior acidente de trabalho do país ocasionou do ponto de vista da saúde dos trabalhadores, além do prejuízo ao ambiente. Precisamos de um recorte de ações de melhorias para sabermos o que ainda pode e deve ser feito”, destacou.
Durante o evento, serão discutidos temas como desafios para a Saúde Pública, determinantes sociais do Marco Regulatório da mineração, avaliação dos efeitos e desdobramentos do rompimento da Barragem de Fundão, entre outros.
Confira aqui a programação do seminário.
SAIBA MAIS
No dia 05 de novembro de 2015 aconteceu o rompimento da Barragem de rejeitos minerais de Fundão, na unidade industrial de Germano, em Mariana, Minas Gerais. O acidente gerou vazamento de lama tóxica no ambiente e provocou destruição do território da comunidade de Bento Rodrigues, onde moravam cerca de 600 pessoas. Causou morte de trabalhadores e moradores da região e adoecimento de milhares de pessoas, além da contaminação e devastação da bacia do Rio Doce, comprometendo o trabalho, a saúde e a vida dos que vivem de pesca, turismo e do comércio do local.
O dia 28 de abril foi escolhido como Dia Mundial em Memória de Vítimas de Acidente de Trabalho em razão de um acidente em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969, que ocasionou a morte de 78 trabalhadores. Desde 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) consagrou a data para uma reflexão sobre a saúde e segurança do trabalhador. Em maio de 2005, o dia 28 foi instituído no Brasil por meio da Lei nº11.121.
Sussana Scarlet
Assessora do CNS