Inspiradas nos Círculos de Cultura do educador Paulo Freire, as Rodas de Conversa integram o Projeto Participa+ e são temáticas, como espaço de debate e construção coletiva sobre saúde pública, territórios e participação social. Entre abril e novembro, devem ocorrer 110 encontros virtuais, com o objetivo de promover trocas de experiências e estratégias para transformar realidades.
As rodas seguem a proposta freireana de diálogo engajado, indo além da conversa informal. “Queremos que conselheiras e conselheiros de saúde, lideranças comunitárias e usuárias e usuários do SUS compartilhem suas lutas e vivências, fortalecendo a ação coletiva por melhorias no sistema público de saúde”, explica Ésio Salvetti, educador popular do Ceap e coordenador das Rodas.
O Participa+ Formação para o Controle Social no SUS é promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), com a coordenação da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS do CNS (CIEPCSS/CNS). Contando com o apoio técnico da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS no Brasil) e a parceria dos Conselhos Estaduais de Saúde, das Comissões Estaduais de Educação Permanente e do Fórum DH Saúde.
Conselhos Estaduais de Saúde como protagonistas
As Rodas de Conversa são uma oportunidade para que os Conselhos Estaduais de Saúde atuem como propositores de temas, divulgando em suas bases. “Os conselhos têm um papel estratégico na articulação local e no controle social do SUS. Queremos que levem debates urgentes para essas conversas e mobilizem suas redes”, destaca Salvetti.
Além deles, integrantes do Conselho Nacional de Saúde, do Fórum DH Saúde, quem integra as atividades do PARTICIPA+ e qualquer pessoa ligada à defesa do SUS pode sugerir pautas.
Como participar e propor temas?
As rodas ocorrem de forma online, via plataforma Zoom, em datas e horários acordados entre o Ceap e os proponentes. Para sugerir um tema, basta preencher o formulário “Proposição de Roda de Conversa” (disponível em participamais.ceap-rs.org.br). O proponente pode moderar o debate ou indicar outra pessoa para conduzi-lo.
Após análise da coordenação, a atividade entra no Calendário Oficial do projeto. O Ceap oferece o suporte técnico (plataforma da videoconferência, links, auxílio durante as transmissões e card para divulgação), enquanto a mobilização de participantes fica a cargo de quem propôs o tema.
Os interessados podem acompanhar as novidades pelas redes sociais do Ceap ou acessar o site oficial participamais.ceap-rs.org.br para enviar propostas e se inscrever.























