As práticas integrativas Reiki e Auriculoterapia estiveram disponíveis aos participantes da 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde, nesta quinta-feira (20). Reikianos, especialistas e naturólogos atenderam os interessados em uma tenda de cuidados instalada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
Além de promover a saúde e o bem-estar, o objetivo foi a divulgação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do Sistema Único de Saúde, que desde 28 de março passou a oferecer 19 tipos de práticas integrativas à população. São elas: Homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Plantas Medicinais e Fitoterapia e Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga.
“A ideia é sensibilizar os gestores e conselheiros para levarem aos seus estados e municípios a implementação desta política. A ideia maior é promover o desenvolvimento de uma cultura de saúde mais ampliada e integral”, afirmou a naturóloga e integrante da Rede Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), Neila Lopes.
A inclusão dos novos procedimentos ao SUS foi realizada por meio da Portaria nº 849/2017, publicada no Diário Oficial da União.
Assessoria CNS