O Conselho Nacional de Saúde (CNS) publicou na última sexta (25/03) recomendação em que pede que seja suspensa a implantação do Programa Cuida Mais Brasil, e também reafirma a importância das Equipes de Saúde da Família para a Atenção Primária em Saúde.
A recomendação de número 005 sugere que o Ministério da Saúde atue para fortalecer a Estratégia de Saúde da Família, com o cuidado territorial, integral e multidisciplinar, através de equipes de saúde da família, compostas por médicos de família e comunidade, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Além disso, o documento ainda solicita a suspensão da implantação do Programa Cuida Mais Brasil.
De acordo com o CNS, o documento foi elaborado com base em debates propostos pela Câmara Técnica da Atenção Básica sobre o Programa Cuida Mais Brasil apresentado pelo Governo Federal e debatido no Conselho Nacional de Saúde em Reunião Ampliada da CTAB, ocorrida em 20 de janeiro de 2022, com a Mesa Diretora do CNS e as seguintes comissões intersetoriais: CISMU, CIPPE, CIVS e Ciclos de Vida. Também foi levada em consideração uma nota pública divulgada pela Diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade que indica a preocupação com o lançamento do Programa Cuida Mais Brasil.
Leia aqui a íntegra da recomendação.
Foto: Tony Winston/Agência Brasília/GDF
Ascom CNS