A primeira oficina do Projeto de Formação de Formadores e Multiplicadores para o Controle Social no SUS, realizada dias 20 e 21 em Belo Horizonte (MG), foi avaliada positivamente pela Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS (CIEPCSS), do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O projeto é desenvolvido pelo CNS em parceria com o Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), com o objetivo de oferecer formação qualificada para conselheiros de saúde e integrantes dos movimentos sociais atuantes na defesa do SUS.
A avaliação da primeira oficina foi feita nesta quinta-feira (22/6), durante o II Seminário da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS, em Brasília. Segundo Jorge Gimenez, integrante do grupo de cinco educadores que conduziram a oficina, os participantes aprovaram o conteúdo da formação pelo fato de ele permitir uma melhor compreensão do papel do controle social e do caráter político da atuação dos seus representantes. O seminário avaliou também outros fatores, entre eles a estrutura disponível para os trabalhos.
As atividades em Belo Horizonte contaram com a parceria do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais-MG (CES-MG). Participaram 30 conselheiros estaduais de saúde, 40 conselheiros municipais de saúde e 10 representantes de movimentos sociais. “Essa oficina piloto é o ponta pé inicial para chegarmos de fato ao controle social na ponta, com quem vivencia o SUS no dia a dia”, afirmou, na ocasião, a conselheira nacional de Saúde Sueli Barrios, coordenadora da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS.
Com a formação em Belo Horizonte, a região Sudeste foi a primeira a receber o projeto do CNS. Oficinas piloto também serão realizadas nas demais regiões. Na etapa seguinte, de agosto deste ano a abril de 2018, haverá 63 oficinas em todo o país, cada uma com 80 participantes. Segundo o presidente do CES-MG, Ederson Alves, a meta em Minas Gerais é oferecer capacitação para cerca de 4 mil conselheiros municipais de saúde.
A realização do Projeto de Formação de Formadores e Multiplicadores para o Controle Social no SUS atende a uma antiga demanda dos conselheiros de saúde, reiterada em várias oportunidades, como na 15a Conferência Nacional de Saúde.
Assessoria CNS