O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, recebeu na última quinta (14/03), em São Paulo, o Prêmio 100 Mais Influentes da Saúde 2019, organizado pelo Grupo Mídia. Além de Pigatto, Nísia Trindade, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Mauro Junqueira, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), também foram premiados.
Os eleitos foram escolhidos pelo conselho editorial do grupo baseado em votação aberta pela internet e também por pesquisa de mercado. As categorias deste ano foram: Gestor na Saúde; Tecnologia; Arquitetura, Infraestrutura e Facilities; Indústria; Saúde Suplementar; Entidades Setoriais; Empresário; Referência; Autoridade Pública.
Em cada categoria são eleitos 10 ganhadores, não havendo ranking entre os homenageados. O prêmio abrange toda a cadeia da saúde (indústrias, operadoras, hospitais, empresas) nos mais diversos ramos de atuação. De acordo com Pigatto, a premiação, para ele, não é pessoal.
“É importante destacar que essa atuação é fruto de uma construção de muitas pessoas e representações brasileiras que fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, essa conquista eu dedico aos que atuam direta e indiretamente pelo direito à saúde pública, integral, universal e com qualidade no nosso país”, disse.
Fonte: Conselho Nacional de Saúde